sexta-feira, 13 de abril de 2012

Brasil do descaso



Fiquei muito indignada hoje ao ver o noticiário logo pela manhã e acredito que o país inteiro também ficou.
 É mais um desabafo.
Que a área de saúde no Brasil, pública ou privada, anda  muito doente há anos, não é novidade nenhuma, que pobre morre na porta de hospital por omissão de socorro todos sabem também,  que vc ao ser internado corre o risco de receber vaselina na veia ao invés de soro, todo mundo  também já sabe, que também pode receber ácido no lugar de sedativo , isso você também já sabe.
Bem, a moda agora há mais de um ano matando pacientes, é de receber ar comprimido ao invés de oxigênio, e ainda dizem que a culpa não é dos profissionais nem tão pouco do hospital e sim da instalação dos equipamentos mal  sucedida. Como só descobriram agora depois de matarem sei lá quantas pessoas, é o fim. Por onde anda nosso ministro da  Saúde?
É muito descaso, muita irresponsabilidades das autoridades, que como sempre tiram o corpito fora.
Ficamos com cara de paisagem diante de tanta incompetência dos nossos profissionais de saúde que trabalham  e fizeram um juramento para salvar vidas. Salvar?
Sei que erramos, ninguém é perfeito, mais quem trabalha com a VIDA, não pode cometer erros tão primários e se repetindo, parece que virou uma rotina
Nós pobres, que quando procuramos atendimento público temos que fazer a via crucis pelos hospitais,  UPAs e postos de saúde até encontrar um  que faça o favor de nos atender, isso mesmo, eles são pagos para nos atender, mais acham que estão fazendo favor,   temos que rezar para não cairmos na mão de um profissional incompetente que é o que mais se tem hoje em nosso país, isso se não morremos antes do atendimento  como tantos, e em caso de atendimento que não erre o diagnóstico.
Onde vamos parar? O que mais vem por aí?
Brasil, ordem e progresso
Elaine, 13/04/012

5 comentários:

Anônimo disse...

oi Eliane! é amiga a coisa ta feia! semana passada morreu uma menina aqui em minha cidade, o medico um dos pouco que tem no sus aqui falou que a menina tava com cancer e mandou pra Barretos( cidade onde tem o hospital do cancer) e não era cancer era denge hemoragica demorou pra ineciar o tratamento que medicos são estes,o governo coloca eles pra atender o pobre pelo sus,pois se morrer não ta nem ai né?? pô com tanto imposto que a gente paga merecemos medicos e hopital melhores, gostaria que eles se tratasem pelo sus quando eles precisar pois quem sabe eles sentiriam na pele o que o pobre passa!!
bjs
Marlene(Má)

LUCILIA BARBOSA disse...

ELAINE;O PROBLEMA NO BRASIL AO QUE SE REFERE A SAÚDE ESTÁ UM CAOS TOTAL, MAS NÃO É SÓ A SAÚDE PÚBLICA TODOS OS SETORES ESTÃO MAL DAS PERNAS, A PÚBLICA , A PARTICULAR E OS PLANOS DE SAÚDE. NADA FUNCIONA E TEM MORRIDO GENTE EM TODOS ESSES SETORES.INFELIZMENTE UM GOVERNO SÓ PODE DAR CERTO SE HOUVER ESSES PROBLEMAS: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, ESSES SETORES TÊM QUE DAREM ERRADO PARA QUE OS POLÍTICOS TENHAM SEUS DISCURSOS. INFELIZMENTE É ASSIM QUE FUNCIONA EM PAISES MENOS DESENVOLVIDOS COMO É O CASO DO BRASIL QUE SÓ É DESENVOLDIDO NA BOCA DO GOVERNO. O DIA QUE TODOS ESSES PROBLEMAS ACABAREM ACABA-SE O CONGRESSO, PORQUE ACABAM-SE TAMBÉM OS DISCURSOS E AS PROMESSAS. NÃO É INTERESSANTE PARA ELES ACABAREM COM PROBLEMAS, ENQUANTO HOUVER: CAOS NA SAÚDE, CAOS NA EDUCAÇÃO, CAOS DA SEGURANÇA, MISÉRIA E TUDO MAIS HAVERÃO POLÍTICOS. SE ACABAREM COM TUDO ISTO RESTA O QUÊ PARA ELES FAZSEREM A POLÍTICA?. É FÁCIL, PENSA UM POUCO.A POLÍTICA É MOVIDA A PROBLEMAS.....SE NÃO HOUVER PROBLEMA NÃO HAVERÁ POLITICA.INFELIZMENTE É ASSIM E SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ.

Ana disse...

Oi Elaine
É uma vergonha mesmo a nossa saúde, e a nossa educação, e realmente não tenho governantes eficientes pra acabar com essa vergonha
bjs
Ana

Anônimo disse...

Oi, Elaine, é revoltante a situação da saúde, mas a CULPA É NOSSA E NÃO DOS POLÍTICOS. Sou da área de saúde e sei do que estou falando. O SUS é um plano de saúde muito bem elaborado, perfeito. Instituições como a UNIMED já estão adotando os procedimentos determinados pelo SUS mas que não estão em prática. Até os Estados Unidos pensam em copiar o nosso SUS. Por que? porque ele é ótimo. Só não funciona. E por que? porque A POPULAÇÃO NÃO SE MOVIMENTA PARA EXIGIR A IMPLANTAÇÃO DELE! Foram os movimentos populares nos tempos da ditadura exigindo melhorias na saúde que se chegou À 8°CONFERENCIA DE SAÚDE, EM 1988, quando foi elaborado o SUS. E parou por aí. Num país corrupto como o Brasil, político ruim só quer esse silencio que vem das ruas para se locupletar. Por isso que há tanto dinheiro para a saúde mas que ninguém ver. O povo reclama na porta dos serviços de saúde, onde nós trabalhadores somos tão vítmas quanto ele. ACHO QUE O QUÊ RESOLVERIA SERIA MOVIMENTOS POPULARES NAS RUAS EXIGINDO A IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO A CONTENTO DO SUS. Se esperar só por políticos vamos continuar eternamente mal atendidos e reclamando na porta dos serviços, sem ver solução.

Sonia (blog Bichanos lá de Casa)

Poções de Arte disse...

Oi minha amiga!

Como sempre digo, o problema é geral.
Grande parte da população aceita tudo calada e o jeitinho brasileiro ainda perdura em tudo. Brasileiro tem o péssimo hábito de "se ganhar com algo, fica quietinho", pode ver... Dificilmente alguém reclama ou vai a fundo, então, virou país de impunidade, pois os políticos e responsáveis se elegem a troco de "ajudas de custo" e outros dinheirinhos nas épocas de campanha.
Eu gostaria, realmente, que os políticos e qquer ocupante de cargo público pudesse utilizar SOMENTE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS - TRANSPORTE, SAÚDE, EDUCAÇÃO etc... Só assim eles tomariam vergonha na cara e talvez fizessem algo pra melhorar.
Mas, a pergunta que fica: quem seria o "político louco" pra colocar isso em votação? E claro - a situação impossível:
"ALGUÉM VOTARIA?"

Bjao pra vc e linda tarde.